sábado, 27 de abril de 2013

Cifras

    Nos países de língua inglesa e germânica (no Brasil também se usa), as notas são representadas por letras. 
              As notas então seriam: 


C - dó; D – ré, E - mi; F –fá; G – sol; A -lá  e B – si;


    O que originou o sistema de cifras, usadas para resumir o comportamento harmônico. Algumas correntes identificam as notas musicais com planetas do sistema solar, enquanto outras visualizam cores e humores correspondentes às notas.

    O autor deste trabalho certa vez sonhou claramente: dó é vermelho; ré, verde; mi, laranja; fá, azul; sol, amarelo; lá, marrom e si, prata. É certo que cada nota guarda uma personalidade e um temperamento próprio, tanto que, na música de concerto, só se toca determinada obra em seu tom de origem.

     Caso cada nota não tivesse seu “astral”, seu efeito sobre a mente humana, por que então sinfonias são compostas em fá maior, ou sol maior, e não em qualquer tom?


Fonte: 
Capitulo 3, Apostila Teoria e leitura musical para as Filarmônicas (PDF)

Notas musicais

   No mundo ocidental, adotamos um conjunto de doze notas musicais, cujas principais, denominadas naturais, são sete:


Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si.

Existem ainda cinco notas intermediárias, cujos nomes são acrescidos dos chamados Sinais de Alteração, o sustenido (#) e o bemol (b) de acordo com a direção da escala:



Dó – Dó # - Ré- Ré # - Mi - Fá - Fa # - Sol – Sol # - Lá – Lá # Si

Dó – Si – Si b – Lá – Lá b – Sol – Sol b – Fá – Mi – Mi b – Ré – Ré b


     Essa sucessão completa dos sons disponíveis é chamada escala cromática. Com elas construíram-se todas as linguagens musicais da civilização ocidental. 
    A distância entre essas notas é chamada semitom, enquanto que a distância entre um dó e um ré, por exemplo, é chamada tom, que equivale a dois semitons. Como notamos, a distância entre o mi e o fá e entre o si e o dó é de um semiton, não necessitando do # ou b. 
   Por isso são chamados semitons naturais, enquanto os outros são semitons cromáticos ( A palavra cromático vem do tempo em que, para se grafar alguma dessas notas intermediárias, se costumava colorir a figura que a representava).



    Existe um sinal de alteração chamado bequadro ( ) que desfaz a ação do sustenido ou do bemol. Em ocasiões especiais podem ser usados outros dois sinais, o dobrado-sustenido ( ✗ ou ##) e o dobrado-bemol (bb), cada um deles equivalendo a um tom. 

    É pertinente colocar que o semitom é a menor distância entre duas notas na música ocidental. Em certas culturas orientais, entretanto, se admitem e se percebem intervalos de 1/4 e 1/8 de tom.



  • No próximo bloco falarei sobre cifras, aqui.



sexta-feira, 26 de abril de 2013

Sharon Kam Mozart primeiro movimento concerto de Clarinete

O Clarinete usado é um Basset (em Lá)

Observações ao comprar um clarinete Novo

   Continuando o post anterior, o blog dos clarinetistas ainda cita, algumas coisa que eu concordo sobre a compra de um clarinete novo (na loja).




  • Instrumentos em ABS são para iniciantes, portanto se você já toca ou pretende se profissionalizar, prefira o clarinete de ébano.
  • Veja como está o acabamento, se as cortiças estão bem acabadas, se não falta nenhuma sapatilha,  se há rebarbas (se for de ABS) no tubo e orifícios, trincas ou rachaduras (no caso do ébano).
  • Monte o instrumento e veja se encaixa perfeitamente, tem de estar firme, sem jogo entre as junções.

  • Se você já toca, sopre bem piano até o mi grave para verificar se há vazamentos. Se ficar difícil de sair o som, pode estar vazando, pois mesmo com controle de qualidade das fábricas, alguns pequenos problemas podem passar desapercebidos.
  • Verifique o rebote das chaves. Se for lento, a mola pode estar ruim ou desajustada.

  • Se for comprar um instrumento de madeira, certifique-se se é feito de ébano ( ou grenadilha) . O ébano é uma madeira naturalmente escura, então cuidado, pois já vi alguns clarinetes feitos de qualquer madeira, depois pintados de preto.
  • Prefira marcas bem conhecidas no mercado, como Yamaha, Selmer, Buffet Crampon, Júpiter.
  • Exija garantia.




Cuidado ao comprar um clarinete Usado

Passando pelo blog dos clarinetistas, aqui. Vi algumas dicas bastantes uteis para quem pretende comprar um clarinete usado. Antes de comprar observe:


  •    Os clarinetes usados costumam ser muito mais baratos que os seus similares novos, o que os tornam muito atraentes, porém os cuidados para a compra devem ser maiores.
  • Observe também se não há parafusos e molas enferrujados.
  • Veja se não há trincas e rachaduras no corpo do clarinete. Mesmo reformadas, demonstram que a madeira desse clarinete tem a tendência a rachar, ou que pode ter sido mal cuidado pelo antigo dono. Muitas vezes elas são camufladas pelos luthiers, portanto seja bem observador.

  • Deve-se observar o estado em que se encontra a câmara (parte interna do tubo, quanto mais lisa melhor).
  • Note se há a logomarca do instrumento em todas as peças. Se não, repare se o design dos anéis e do tubo e das chaves é o mesmo. Muitas vezes alguns luthiers montam clarinetes “Frankensteins”. A campana de um, barrilete de outro, chave de outro.
  • Existem verdadeiras preciosidades de marcas desconhecidas. Instrumentos profissionais antigos feitos por pequenas fábricas que deixaram de existir. Só para citar: Thibouville Frères, Pruefer, La Margue, Couesnon, Kohlert, Gautier.
  • Compre instrumentos revisados e com garantia, de preferência de uma loja ou luthier de confiança.

Fica ai as dicas, é sempre bom ser bem atencioso antes da compra, só compre um usado caso você  realmente não tenha condições;

Quando a palheta produz um som suspirado, leves apitos ou um som “rachado”.

   Para o som ''suspirado'', Os cantos da palheta estão muito espessos e devem ser levemente afinados.

   Mas se sua paleta anda produzindo ''apitos'' isto está acontecendo provavelmente porque a ponta da palheta está muito fina. Para corrigir, corte a ponta com um cortador de palheta apropriado. Também verifique se a palheta não está trincada na ponta o que
causa vibrações indesejadas em frequências muito altas.

    Para som “rachado”, a palheta está com pouca cana (o material dela) na área do coração, ou com a ponta extremamente fina. neste caso compre uma nova!



Dicas do Eduardo Weidner:

   Para polir a parte do recorte, pequenos desbastes, balanceamento eu uso Lápis Borracha, pois dependendo do lugar onde você se encontra é difícil achar a lixa de junco no comércio Para cortes mais profundos ou raspagem, uma ferramenta barata seria a velha Gilette, por sinal ótima para remover cantos vivos das palhetas que machucam os lábios
No caso de raspagem com Gilette, após concluir o trabalho, sempre dê um polimento no local raspado com o lápis borracha, para remover eventuais pontas de fibra de cana que podem cortar os lábios.



Este conteúdo foi retirado parcialmente da apostila (PDF) ''explica sax'' para Ajustes de palhetas de clarinete, do Prof. Eduardo Weidner.

O que fazer quando a palheta produz um chiado ao Tocar

   Isso anda acontecendo com você? então vamos a solução...  maior partes dos casos este problema geralmente desaparece após alguns dias de prática.Se não desaparecer e você tiver certeza que esta soprando corretamente de acordo com essas teorias...

 a área do corte deve ser polida e possivelmente a parte inferior ser levemente lixada. Simples não?! Faça com bastante delicadeza para que saia tudo certo!


Palheta muito curta e muito difícil de soprar

   No caso de palhetas muito curtas ou difícil de soprar provavelmente está empenada. Lixe a parte inferior, tomando cuidado com ponta para não deixa-la muito fina. Você pode também raspar as laterais conforme o desenho ou ainda lixar a área ao redor da ponta, afinando um pouco.

    Este procedimento aumentará a abertura facilitando a emissão de som.


Lembrete:  Caso sua palheta já esteja ''velinha'' vale mais apena comprar um nova, em alguns casos estes ''truques'' podem não responder muito bem, ate mesmo piorar!

Ajuste de Palheta: Má resposta no registro alto e no stacato

     No caso de proplemas de com a resposta do registro alto à área desbastada ou a palheta inteira pode estar muito longa . Também suas laterais muito finas. Suba
um pouco a numeração da palheta, ou troque de marca.

   Para palhetas com defeito no stacato a área em torno da ponta da palheta não está balanceada, para que ela vibre livremente. Faça o procedimento para balancear... 


  • Dica da apostila ''explica sax'' para clarinete.

Ajuste de Palheta: Má resposta no registro grave e medio

   No caso do registro grave a ponta da palheta está muito espessa. Lixe um pouco a superfície superior tomando cuidado para não lixar a área do coração.
   Para o registro médio Você deve remover um pouco da cana conforme o desenho. Esta é uma operação delicada (use uma lixa de junco). 
    Faça vagarosamente tomando cuidado para não remover material da ponta deixando a palheta mole e frágil.Teste sempre após remover um pouco.


Lembrete:  Caso sua palheta já esteja ''velinha'' vale mais apena comprar um nova, em alguns casos estes ''truques'' podem não responder muito bem, ate mesmo piorar!

Ajustes de Palhetas: Palheta muito dura

Lendo a apostila sobre palhetas do site explica sax descobri um jeito facil para resolver o problema Caso sua palheta esteja muito dura Neste caso você deve polir a parte inferior da palheta (esfrega-la contra um vidro plano, por exemplo) de modo a remover as pontas das fibras que estejam saltadas.

    Este procedimento reduz também o ruído provocado pela passagem do ar. Se ela
continuar dura, a superfície indicada no desenho deverá ser lixada. Lixe simetricamente os dois lados da palheta com uma lixa de junco em movimentos
circulares, tomando cuidado para não tocar no coração tornando a palheta mole demais. 

    Depois de lixar o suficiente equilibre a palheta soprando e verificando se
ela vibra livremente dos dois lados. Isto é feito inclinando a boquilha para a
esquerda e depois para a direita. Se não acontecer é sinal que um dos lados ainda está espesso.

Ajustes de palhetas: Palheta muito mole


    Se sua palheta tiver muito mole você pode tentar colocar a braçadeira um pouco mais afastada em direção a junção para ver se ela fica um pouco mais dura. Se isto funcionar corte um pouco a ponta com um cortador de palhetas apropriadoCorte um pouquinho de cada vez. 

   Um outro remédio seria lixar a palheta pelo lado inferior como lixa 400, do meio dela em direção a ponta, concentrando a pressão na ponta do dedo. Isto fará com que a
abertura aumente um pouco ficando um pouco mais duro de soprar.  Ou se nenhum desses métodos der certo, tente com outra palheta!

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Musicas Fácies para Clarinete

   Vai ai algumas musicas bem fácies para iniciantes, aprenderem e treinarem um pouco mais de seu instrumento!


Estudando o Clarinete (Escalas)

    Vou colocar aqui uma escala básica com todas as notas possíveis em um clarinete, já indicando em qual local no instrumento se tira a nota! Incluindo Sustenidos e bemol. Bos estudos!


terça-feira, 23 de abril de 2013

Clarinete feito de Cenoura

   Oii Gente! A algum tempo eu vi um clarinete de cenoura! ( isso mesmo aquele vegetal )
achei super criativo, e interessante e resolve compartilhar com você! 
   Essa incrível ideia da ate pra ser reproduzida em casa, ( se você tiver talento ), você terá um novo clarinete, que vai durar pouco tempo, mas vai ter uma nova experiencia! Rsrs... Afinal aposto que você nunca imaginou ser possível transformar uma cenoura em um clarinete! 

Veja o Vídeo:

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Digitação do Clarinete Bb (Sib)

   Vamos lá chegamos a parte em que vamos dar cada nota incluindo # (sustenido) e b (bemol) que mais parte vou explicar detalhadamente.

Aqui vai a tabela de digitação, espero que esteja bem claro, todas as colocações, em relação ao dedo.






  • Para quem não ficou muito claro, vai aqui uma outra tabela em PDF feita pelo Professor Edu, para baixa clique aqui!

domingo, 21 de abril de 2013

Postura do Clarinetista

   Talvez este seja o mais fácil de entender mais o mais complicado de exercer... afinal é muito melhor sentar mais ''relaxado'' e tal...

  Mas em tese para um sopro legal, o soprano devi estar relaxado não muito tenso, os pés devem estar separados, ombros para baixo, e cabeça erguida. Com isso, você terá um melhor resultado na respiração; 

   Os braços devem estar um pouco para fora do corpo, com o clarinete em um angulo de aproximadamente 45º graus, os movimentos dos dedos também influenciam, o que veremos no próximo post...

   Lembrando que independente se você esteja em pé ou sentado as regras são as mesmas.
   



Postura Incorreta
Postura Correta
Postura Correta de lado

A emissão do som no clarinete

   Todo clarinetista sabe que quando se sopra, um som é emitido... mas como ele é formado? não sabe ainda então veja só;

   O som surgi pela vibração da palheta, que fica presa pela abraçadeira.
 Com a pressão do lábios e a passagem da coluna de ar pelo tubo do instrumento produz o som.

DICA: Para que o aluno como forma de adaptação a boquilha, inicie o estudo do sopro
primeiramente só com a boquilha e o barrilete, isso para que o aluno possa se
familiarizar com a forma de soprar o instrumento, posteriormente é que se sopra com o
instrumento completamente montado.

Como toca Clarinete quem não tem Dente, ou outro problema parecido.

   Eu nunca tinha parado pra pensar como faz para tocar clarinete de forma correta para pessoas que não possuem dente, mas eu acabei descobrindo. 


   Um modo alternativo (que não devi ser usado para quem tem dentes normais) para quem usa aquelas ''pontes moveis'' ou não possui dentes superiores pode usar os lábios inferiores como base; Assim ninguém fica prejudicado,  e nem precisa deixar de tocar.



   Essa forma não é muito aconselhável, em todos os casos, por tanto aconselho que vá a um dentista e mostre o problema em relação a boquilha, assim ele pode te ajudar.



sábado, 20 de abril de 2013

Clarinete - Respiração

   Outro ponto super importante para um sopro belo e correto é a respiração, pra mim sempre foi meio complicado entender sobre respiração eles sempre falavam de diafragma,  mas eu nunca sabia, sempre me perguntava ''Como é que eu vou fazer meu diafragma respirar se o ar é ''tratado'' pelo pulmão?''
   Foi muitos desafios até eu descobrir como tudo isso poderia ser tão simples, resumido em uma simples frase...
Para respirar corretamente você devi encher a barriga... e soltar o ar com pressão...

  • De acordo com a embocadura correta, que eu disse no capitulo anterior, aqui

 Na pratica é bem assim  que aconteci, para ver se você está fazendo certo faça o teste bem simples; Coloque as pontas do dedo pressionando a barriga, e ''enxa a barriga de ar'' e com o queixo pra baixo ( como disse anterior mente); Confira se seus dedos foram empurrados pela barriga se isso aconteceu... é isso ai você está no caminho certo!

   Basicamente é assim que se ''respira pelo diafragma'' enchendo a barriga. Mas logicamente que ''cientificamente'' dentro do seu corpo o processo é outro até mesmo porque o diafragma é simplesmente um músculo do pulmão, e quem respira não é ele e sim seu pulmão... coisa que você talvez não consiga perceber, mas de fato esta é a forma correta de soprar, 

   Se você sempre foi acostumado á soprar de outra maneira, comece a tentar fazer diferente, no começo podi ser complicado mas dentro de poucas semanas você já estará acostumada(o), basta sempre lembrar de fazer direito. (:

Bons Estudos!

Embocadora no Clarinete

    A embocadora em um clarinete pode ser a peça clave para um sopro bonito, e além de tudo correto; Pode ser também o motivo pelo qual seu instrumento esteja desafinado, como veremos...


 

         A partir da imagem acima, podemos observar começando pelo queixo em linguagem coloquial diria que ele deve ficar pressionado para baixo ''esticado'', para que haja a vibração correta do palheta.


     Determinadamente o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem tirar notas agudas e ''bonitas'' ou nem mesmo conseguem tocar, é uma ''mania'' da maior parte dos clarinetistas de colocar o Lábio para dentro ''dobrando'', desta forma você causa a opressão do ar não permitindo por tanto a vibração correta do palheta.


  •   Onde tudo isso também envolvi a respiração o que veremos na próxima aula.

Neste caso estamos nos referindo ao corte Boehm, mas exite outros como o Alemão...

Até a próxima!







Especificações do Clarinete

Clarinete depois de montado:


  • O Clarinete é afinado em Sib (neste caso, mas exitem vários outros como você pode ver aqui, na publicação anterior.)
  • O corpo normalmente é feito em ABS ou madeira
  • Acabamento das Chaves niquelado
  • 17 Chaves (neste caso, existe execessões confira aqui.)
  • Parafusos de Aço Inoxidável
  • Sistema BOEHM (excessões, aqui)
  • 1 Barriletes ( pode vir com dois)
  • 6 Anéis
  •  Juntas de Cortiça Natural
  • Dimensões: 26cm x 37,5cm x 12cm
  • (AxCxL)
  •  Peso: 3Kg (aproximadamente)



DICA: Tenha sempre o máximo de cuidado com seu clarinete, não deixe exposto ao sol, chuva, ou em locais que possa o danificar. Pode ocorrer de em alguns casos não haver como evitar ( mais comum para músicos de banda), mas logo  apos tome as devidas providencias, que vou falar no próximo post.

Conhecendo o Clarinete

   O Clarinete é simplesmente composto de 5 partes, a Boquilha, o Barrilete, Corpo Inferior e Superior e Campânula.


Quando podemos analisar o clarinete, podemos perceber que:



  • Boquilha: é a parte do instrumento por onde se sopra. Nela, existe uma paleta feita em cana-do-reino, ou em alguns casos a Plasticovers. Quando o ar passa, ela começa a vibrar, o que origina o som.

  • Campânula: trata-se do “amplificador” do instrumento.

  • Barrilete: é uma parte usada para a afinação do clarinete. Se o instrumento está alto, puxa-se essa parte para cima, se for o contrário, coloca essa parte para baixo. Os barriletes podem ser de vários tamanhos.
  • Corpo inferior e superior: são nessas partes onde estão instalados as chaves e os buracos onde se toca. O som vai mudando de acordo com a posição dos dedos nas chaves, quando vai abrindo e fechando o certos buracos.


Conceito dado pelo site ''Blogodorium'' confira o conteúdo em integra aqui;

Parametro geral sobre clarinete: tipos, sistema de chaves, registros, aneis, material, palheta

No post de hoje eu gostaria de começar lembrando a todos de nunca se esquecerem que antes mesmo de você possa pegar e tocar um clarinete tudo na vida é lançado por um objetivo, pela deliberação, não faça por fazer, ou se não não vai adiantar você ficar horas e mais horas praticando tocando, sem que você ao menos pense no que está fazendo, por mais difícil que seja procure fazer o certo, você pode erra muitas vezes mas o importante é não desistir.


Para iniciarmos é preciso ter em mente que:
  1. O clarinete ou clarineta é um instrumento musical de sopro;
  2. Ambas termologias são corretas: clarineta ou clarinete;
  3. Sua formação é dada por um tubo cilíndrico de madeira (pode ser composta por outros materiais);
  4. Tem uma boquilha cônica de uma única palheta, orificios e chaves;
  5. Possui quatro registros: grave, médio, agudo e superagudo;
  6. Quem toca o clarinete é chamado de clarinetista;
  7. O clarinete é um descende do chalumeau (outro instrumento musical);
  8. Foi um dos últimos instrumentos de sopro incorporados à formação orquestral moderna;
  9. A clarineta é sempre usada nas maiores orquestras do mundo;

Tipos de Clarinete:
  1. Clarineta Sopranino - afinada em Láb;
  2. Clarineta Requinta - afinada em Eb(Mib) ou em D(Ré);
  3. Clarineta Soprano (clarineta padrão) - afinada em Sib;
  4. Clarineta Basset - afinada em A(lá); Obs.: usado por Mozart e quinteto de Mozart, este clarinete atinge notas de mais graves além do registro usual da clarineta padrão. 
  5. Cor de basset ou Corno Basseto 
  6. Clarinete Alto - afinada em Eb(Mib) 
  7. Clarinete Baixo ou Clarone 
  8. Clarinete Contra-Alto ou Clarone Contra-Alto 
  9. Clarinete Contra-Baixo ou Clarone Conra-Baixo - afinada em Bb(Sib) 
  10. Clarinete OctoContra-Alto - afinada em Eb(mib) 
  11. Clarinete OctoContra-Baixo - afinada em Bb(Sib) 

Sistemas de Chaves/Registros e Anéis:
Para clarinetes soprano Sib essas são as configurações mais comuns
  1. Sistema Boehm com 16 ou 17 chaves e 6 aneis 
  2. Sistema Albert com 13 chaves e 2-4 aneis 
  3. Sistema Oehler com 22 chaves e 5 aneis 

Material de construção:
  1. Os clarinetes são tradicionalmente feitos de ébano, havendo também modelos feitos de metal, granadilha, ebonite ou plástico;
  2. Os de ébano, um preço muito elevado em relação aos outros;
  3. Atualmente também são fabricados alguns modelos de boquilhas de cristal e de cerâmica, mas essas não são extensamente usadas devido ao alto custo e à fragilidade;
  4. Barriletes e a campanas especializados podem ser feitos de vários tipos de madeira;
  5. Os clarinetes utilizam palheta simples, uma lâmina feita de cana-do-reino;
Esse é o parametro geral que eu queria deixar para vocês sobre o clarinete e sua formação básica, a diversas outras informações que não copnstam aqui, e um estudo mais aprofundado poderá apontar, entretante esse é uma base geral para esclarecimentos gerais.

Bem vindo a O Clarinetista, portal do musico soprano

Bem vindos ao blog de ajuda a estudantes de teoria musical, clarinete e outros sopros

Temos por finalidade ajudar a todos os sopranos, especialmente os clarinetistas, de iniciantes, intermediarios, ou avançados, de diferentes estilos, com diferentes focos, seja hobbie ou profissão, este portal existe para que você também possa compartilhar conosco dicas sobre musica, partituras, conhecimentos e truques adiquiridos durante seus estudos. 

Espero que todos vocês gostem e possa aprender um pouquinho mais, eu não posso fazer milagre algum para que você do dia pra noite seja o melhor clarinetista do seu grupo, mas eu tenho certeza que independente do tempo que você se dedique ao estudo do instrumento, tenho certeza que se seguir e tentar persistir, e o principal fazer da forma correta, em breve você terá um som muito melhor e mais bonito.

Então vamos lá, mas, não se esqueça de que por mais que você tenha aprendido errado, sempre a tempo de consertar e fazer melhor, basta que você tente fazer o correto a partir do momento que você aprendeu, em poucas semanas você vai se acostumar.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...