sexta-feira, 17 de maio de 2013

Paulo Sergio Santos

   Hoje, eu resolvi falar que um grande clarinetista que temos como memoria em nosso pais! vou postar uma parte da sua bibliografia do clarinetista!




  _Paulo Sergio Santos_

· País de origem: Brasil. 
· Data de nascimento:
· Clarinetes: . Rossi 
· Curiosidade: 



   Paulo Sergio Santos começou a estudar clarinete com a idade de 12 anos para José Botelho dos Santos Jayoleno. Em 1975, ele tornou-se membro de Villa-Lobos Quinteto, aparecendo com eles várias vezes no Brasil e no exterior. Sua formação musical engloba vários estilos musicais, incluindo bandas, música de câmara, mexilhões, orquestras filarmónicas e muitos outros. Ele também recebeu muitos prêmios e foi envolvido com a "Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro", que se tornou o primeiro clarinete, em 1977, para os próximos 18 anos.

    Durante o final dos anos 80, Sergio Santos e Pedro Carrilho Amorin fundou o grupo "O Trio", com o qual, em 1995, ganhou dois prêmio Sharp de Melhor Grupo e Melhor Álbum de Música Instrumental. Nesse mesmo ano, Sergio Santos da Sharp recebeu o prêmio por seu CD Segura Ele. na categoria de Revelação Musical. Considerado por muitos como um dos 20 melhores álbuns de todos os brazileños tempo, Segura de Ele começou a ganhar prestígio internacional.

    Em 1997, ele concebeu e dirigiu a "Camerata Universidade Gama Filho", desenvolvendo com eles um repertório dedicado à música de autores clássicos e popular brasileira. Recentemente Sérgio Santos tem realizado tanto clássica e popular com "O Trio" Quinteto Villa-Lobos, com seu filho Caio Marcio, pianista Maria Tereza Giulio Draghi e Madeira. Sergio Santos foi professor na Universidade do Rio por quatro anos, master classes gerente de Congressos clarinete, conferências e cursos e também lecionou na 22 ª edição do Festival de Brasília (janeiro de 2000).

Fonte: http://www.clariperu.org/Biografia_Santos.html

Como selecionar um clarinete

   Passando pelo site Clarinet Closet vi um conteúdo interessante para alguns músicos  principalmente na hora da escolha de um clarinete iniciante, intermediário ou avançado?..
Resolvi posta, por causa de alguns modelos bem interessantes!

Primeiro, tente auto decidir o seu nível  de habilidade - iniciante, intermediário, avançado ou profissional. 


Instrumento Estudante - Estes são os instrumentos de nível de entrada para o estudante nos primeiros 2 - 3 anos de estudo (ou menos, muito menos). 


Eles são feitos de plástico, e é importante que o chifre estar em boas condições de tocar, com um bocal médio (de plástico é OK), a oferta de cana, graxa de cortiça e um cotonete.

Os modelos que nós recomendamos são:


  • Buffet B10, B12 ou o Accent feito pelo Buffet 
  • Vito 7242, 7214 ou Vito Reso-tone 3 (7212 ou 7213) 
  • Selmer 1400, 100 ou 300, ou Armstrong, Artley ou Bundy (todos feitos por Selmer) 
  • Yamaha 20, 24, 26, 250 ou Advantage 
  • Júpiter 

    Não há nada de errado em dar um clarinete de madeira para um iniciante, mas isso não é necessário. Os instrumentos de plástico irá realizar-se melhor para o uso mais difícil que os jovens músicos às vezes dar.



Intermediate (ou step-up) Instrumento - São instrumentos de madeira que ficam um tom mais característico adequado para o clarinetista avançar depois que ele ou ela não está mais em estágios iniciais, quando um instrumento de plástico pode inibir a progresso do aluno.

   Para a maioria dos tocadores, um instrumento de nível intermediário é bom o suficiente para durar até o resto de sua carreira de musico. O corpo de madeira cria o tom característico clarinete, e eles são grandes instrumentos de alta qualidade.

Recomendamos: 


  • Buffet E11 ou Internacional 
  • Yamaha 34 (ou seu irmão gêmeo a 450) 
  • Noblet 40 ou 45 anos, ou mais recente Normandy 4, todos feitos por Leblanc 
  • Selmer 200, 210, 211 ou 100 Signet Selmer. (Alguns Signets são de plástico, para se certificar que você está recebendo um Selmer Signet 100 feitos de madeira grenadilla). 


Instrumento profissional - Isto é para uma escola avançada ou clarinetista universitário ou um profissional. Eles são top de linha e são utilizados pelos melhores músicos profissionais de todo o mundo.

Recomendamos:

  • Buffet R-13, a escolha dos profissionais 
  • Buffet pré-R-13, fabricado pela Buffet antes de 1950 

   Existem outros modelos profissionais, bem como Selmer, LeBlanc e Yamaha. A escolha é a preferência do clarinetista. A este nível, músicos diferentes podem preferir um modelo diferente de acordo com seu gosto pessoal.



O elemento mais importante ao musico
Lembre-se que o clarinete é apenas um pedaço £ 2 de metal e madeira até que o clarinetista o torna viva. Se o musico não está fazendo as coisas direito, (embocadura, o apoio, a posição da mão fôlego), então mesmo o melhor instrumento não vai ajudar. Se o clarinetista dominar os fundamentos, então logo ira superar esse instrumento plástico estudante em algum ponto, Breve.



Recomendações feitos pelo site: http://www.clarinetcloset.com/choosingaclarinet.html

Dicas para tocar no Registo Superior


   Muitos clarinetistas principalmente jovens aprendem a odiar notas altas, porque sempre eles têm muita dificuldade de tocá-las. 

    O requisito mais importante para a reprodução de notas altas é uma boa embocadura básica clarinete. Sem isso, é quase impossível de jogar em sintonia no registo superior. 


  • Saiba sobre embocadura, aqui.


     Segure o clarinete um pouco longe de seu corpo e colocar cerca de ½ polegadas do bocal em sua boca. Às vezes, quando você está tendo problemas para jogar notas altas, basta colocar um pouco mais do bocal em sua boca vai corrigir o problema.


      Tente os seguintes exercícios, jogando a nota baixa e, em seguida, adicionar a chave de registro para jogar a nota alta.









   Espero que isso, posso te ajudar a ter suas notas agudas ainda melhores e bonitos! Qualquer duvida escreva nos comentários :)

Fonte: http://www.clarinetcloset.com/upperregister.html (Site em Inglês)

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...