segunda-feira, 30 de setembro de 2013

O melhor site par Baixar Partituras Encore Gratis

    Não só eu mas como muitos internautas andam procurando sites para conseguir partituras online. Hoje eu vim falar do Musiart, um site onde vende produtos musicais, mas o que realmente me impressionou é que lá tem muitas, realmente muitas partituras grátis. Uma infinidade, de sucessos, a unica parte não muito conveniente é que lá as musicas não são dedicadas ou separadas a um instrumento, ou seja se for pra tocar sozinho tá ótimo, se for junto de alguém terá que traspor a partitura para que fique um som legal. Mas em fim vale muito a pena conhecer!

Vou explicar e dar algumas dicas para vocês :3

1º Acesse clicando aqui ou vá em http://www.musiart.com.br, logo apos clique em Partituras.

2º Apos baixada a partitura desejada, você vai precisar de um programa para descompactar arquivos em .zip. Aconselho usar o WinRar que você pode baixar clicando aqui.

3º Depois do arquivo extraído, você precisara do programa chamado Encore para reproduzir o arquivo. Que você também pode baixar clicando aqui.


Agora é só aproveitar o máximo as dicas! Qualquer duvida é só comentar!


Clarinete - Escala Grave

   Dizem que as notas mais bonitas de um clarinete, são as Graves; modéstia parte tenho que concordar, não é atua que existe o Basset... para que possamos, apreciar cada vez mais cada nota de nossos clarinetes,  hoje vou postar em específico a escala do clarinete parte grave. 

   É importante estudarmos partes diferentes do registro entre eles, o registro grave o primeiro que iremos trabalhar, logo apos o médio, agudo e super agudo.


_ Considero importante ressaltar que a nota Mi representada a cima (a primeira nota), é a nota mais grave de um clarinete. E a nota Si é a ultima da escala grave, a partir de Dó á escala passa a ser considerada media ou natural.

Alguns aspectos e soluções podem ser importantes para ''dar'' notas graves. Confira abaixo.


    É aconselhável a pratica, exercícios são fundamentais para notas perfeitas, representações musicais perfeitas. Então não se esqueça pratique!  

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Digitação do Saxofone (Todos os tipos)

   Como já sabemos não exite diferença em relação a digitação das notas entre os sax's. O que realmente muda é o som.
   Então vai a seguir o Post tão pedido.


Caso seja necessário para melhor visualização cliquem sobre a imagem para amplia-la.

Questionário sobre Sax: ...Existe diferença entre a digitação dos saxofones(s)? e outras.

   A pedido de um alguns internautas :) hoje eu vou responder algumas perguntas relacionadas a Saxofone em seus diferentes tipos. Então vamos começar com a primeira a qual é: 

1. Existe diferença entre a digitação de sax alto, para a sax soprano, tenor e barítono?

Não, com todas as minhas experiencias posso afirmar que não á diferença em relação á digitação entre os diversos modelos, a unica alteração é em relação ao som e ao tamanho e sua afinação.

2. Existe outros tipos de sax, alem dos citados?

Sim, existem outros vários como 

  • Saxofone sopranino - É o membro mais agudo da família dos saxofones. É afinado em E♭ ou, raramente, em F. Seu corpo é reto.
  • Saxofone baixo - Muito utilizado em bandas sinfônicas e em grandes conjuntos de saxofones. É afinado em B♭. Também pode contar com recurso do A grave (que soa G).
  • Saxofone contrabaixo - É o membro mais grave da família original do saxofone. É afinado em E♭.
(Wikipedia) 

3. Qual recomendado para quem quer aprender, estar começando o aprendizado?

   Digamos que geralmente se começa pelo Alto, mas não porque há regra ou dificuldade maior ou menor, e sim por este ser o registro mais usado nas músicas populares etc. 
Instrumento é uma extensão de seu corpo, logo, a ultima palavra é sua, e só depois de testar os modelos é que vai saber com qual vai preferir.

4. As palhetas por serem maior são mais caras do que as usadas em Clarinetes comuns?

Normalmente a variação não é muito considerável, talvez isso poderá acontecer, com uma variação de no máximo de 2 a 5 reais de diferença a mais para o saxofone.

5. Qual é á melhor marca?

    Em relação ao saxofone umas das marcas mais respeitadas por vários saxofonistas do Brasil e do Mundo é a companhia francesa Selmer Company. Dos fabricantes orientais, o destaques são Yanagisawa e Yamaha. 
    Atualmente, diversos fabricantes chineses, como Eagle e Dolphin fabricam saxofones de qualidade inferior aos demais e que tem um tempo de vida muito curto, além disso, sua qualidade sonora pode variar muito de um exemplar para outro e também ao longo do tempo.


6. Poderia postar partituras e a digitação para sax por favor? Obrigada e ate logo!

   Certo, Algumas partituras começaram a ser postadas ate o final do mês em uma nova pagina aqui no blog. Em relação a digitação vocês poderão conferir clicando neste link aqui.

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Espero que tenha ajudado a todos caso você também tenha alguma pergunta a fazer poderão mandar para o e-mail do blog ou deixando aqui mesmo nos comentários, ou ainda na pagina de contato.
a.luizafelix01@gmail.com

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

#15 Notação dos Intervalos

Durante a notação dos intervalos na pauta, é comum confundirmos intervalos que têm o mesmo número de semitons.
Por exemplo, pode-se acidentalmente escrever Dó para Fá sustenido (uma quarta aumentada) em vez de Dó para Sol bemol (uma quinta diminuta).
Embora ambos os intervalos soem o mesmo e pareçam idênticos no teclado, um é uma quarta, e o outro é uma quinta.
Felizmente, existe um fácil processo em três etapas que reduz o risco desse erro.
Vamos escrever na pauta uma terça menor a partir do Dó.
Primeiro, escreva o intervalo genérico na pauta. No nosso caso, vamos escrever uma terça genérica.
Depois, calcule o número de semitons no teclado.  Como uma terça maior tem 4 semitons, nossa terça menor terá 3 semitons.

Por fim, transponha para a pauta quaisquer acidentes.


Como nosso próximo exemplo, vamos tentar uma sétima diminuta a partir do Fá.
• Primeiro, escreva o intervalo genérico no pentagrama.
• Depois, calcule os semitons no teclado (Como uma sétima maior tem 11 semitons e uma sétima menor tem 10, nossa sétima diminuta vai ter 9).
• Por fim, transponha quaisquer acidentes para a pauta.

Como nosso exemplo final, vamos tentar uma quinta diminuta a partir do Si.
• Primeiro, escreva a quinta genérica na pauta.
• A seguir, calcule os semitons no teclado (Como uma quinta perfeita tem 7 semitons, nossa quinta diminuta terá 6).
• Por fim, transponha quaisquer acidentes para a pauta.  Neste exemplo, nenhum acidente é necessário.

Veja os próximos capítulos do curso aqui:
Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html




domingo, 8 de setembro de 2013

#14 Intervalos Específicos

 Intervalos específicos são medidos tanto na pauta quanto em semitons no teclado.
Como você aprendeu na lição anterior, de Dó para Ré e de Dó para Ré bemol, temos segundas genéricas. Especificamente, entretanto, de Dó para Ré temos 1 semitom a mais do que de Dó para Ré bemol.


Vamos aprender alguns intervalos específicos.
 Uma segunda maior é feita de 2 semitons.
De Dó para Ré, temos uma segunda maior: uma segunda genérica na pauta e 2 semitons no teclado.

De Mi para Fá sustenido é outro exemplo de uma segunda maior.

Uma terça maior é feita de 4 semitons.

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

#13 Intervalos Genéricos

Um intervalo mede a distância entre duas notas.
Vamos primeiro discutir os intervalos genéricos, que podem ser calculados no pentagrama.
Quando duas notas ocupam a mesma linha ou espaço, elas estão a um intervalo de primeira, ou prima.
Dó para Dó é um exemplo de primeira.
Dó para Dó bemol e Dó para Dó sustenido também são primeiras.

Quando duas notas estão perpendiculares na pauta, elas estão a uma distância de uma segunda.
Dó para Ré é um exemplo de uma segunda.
Dó para Ré sustenido, Dó bemol para Ré e Dó bemol para Ré sustenido também são segundas.

Quando duas notas estão empilhadas juntas, elas estão a um intervalo de uma terça.
Dó para Mi é um exemplo de uma terça.
Mi para Sol e Fá pra Lá também são terças.

À medida que as notas ficam mais distantes, o tipo de intervalo delas aumenta.
Dó para Fá é uma quarta.
Dó para Sol é uma quinta.
Dó   para Lá é uma sexta.
Dó para Si é uma sétima.
 Dó para Dó é uma oitava.

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

#12 Armadura (de acidentes)

Uma armadura é uma coleção de todos os acidentes encontrados numa escala.
Para demonstrar isso, usaremos o tom Dó Menor, que tem três bemóis.


Em vez de escrever um bemol ao lado de cada nota Mi, Lá e Si, uma armadura pode simplesmente ser acrescentada ao início da pauta.

Para nosso próximo exemplo, usaremos Lá Maior, que tem três sustenidos. 

Aqui também uma armadura pode ser usada em vez de se escrever um sustenido ao lado de cada Dó, Fá e Sol.

Como você pode ter notado, os sustenidos são arranjados numa ordem especial.
O Fá sustenido vem primeiro, seguido pelo Dó sustenido e depois pelo Sol sustenido.
Depois vem o Ré sustenido, Lá sustenido, Mi sustenido, e por fim o Si sustenido.

A começar pelo Si bemol, a ordem dos bemóis é o exato oposto.
Depois vem Mi bemol, Lá bemol, Ré bemol, Sol bemol, Dó bemol e, por fim, Fá bemol.





quarta-feira, 4 de setembro de 2013

#11 Graus da Escala

Cada nota de uma escala tem um nome especial, chamado de grau da escala.
A primeira nota é chamada de tônica.

A quinta nota é chamada de dominante.

A quarta nota é chamada de subdominante (ou seja, abaixo da dominante).

Como está no meio da tônica e da dominante, a terceira nota é chamada de mediante.

Do mesmo modo, a sexta nota é chamada de submediante, já que está no meio da tônica superior e da subdominante.

terça-feira, 3 de setembro de 2013

#10 As Escalas Menores

Embora só haja uma escala maior, existem três variações da escala menor.
A primeira escala menor que discutiremos é a menor natural.  Ela é construída seguindo a fórmula abaixo.

Vamos construir a Escala de Lá Menor Natural.  Começaremos pela nota Lá.
A partir do Lá, subiremos um tom para o Si.

Depois, subiremos um semitom até o Dó.
 Do Dó, o intervalo de um tom nos levará ao Ré.

Outro tom nos leva ao Mi.
 Do Mi, subiremos um semitom até o Fá.

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

#09 Escala Maior

Uma escala é uma seleção de certas notas dentro de uma oitava.  A primeira escala que discutiremos é a escala maior.
A escala maior é construída com a fórmula abaixo.  Cada "T" representa um tom, e cada "s", um semitom.

Vamos construir a escala maior de Dó, mais conhecida como Escala de Dó Maior. Nossa nota inicial será o Dó.

A partir do Dó, subiremos o intervalo de um tom até o Ré.
...

domingo, 1 de setembro de 2013

#08 Tom, Semitom e Alterações (acidentes)

   Olá meus queridos, hoje daremos continuidade ao nosso curso, como disse o titulo a falar de Tom  e Semitons, espero que isso possa ser bastante útil a todos vocês, ate mais!


Um semitom ou meio-tom é a distância de uma tecla no piano a uma tecla adjacente.
Como ocorre entre teclas adjacentes no teclado, o intervalo da Tecla 1 para Tecla 2 é um exemplo de um semitom.

Mas um semitom nem sempre é de uma tecla branca para uma tecla preta.
Neste exemplo(abaixo), a Tecla 1 e a Tecla 2 também são adjacentes.

Um tom é a mesma distância que dois semitons.
Da Tecla 1 para Tecla 3 há um tom. (O primeiro semitom é da 1 à 2, o segundo, da 2 à 3)

Uma alteração ou acidente é um sinal usado para elevar ou abaixar a altura de uma nota.
Os primeiros acidentes que discutiremos são os bemóis e os sustenidos.

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