quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Inicio da Música Erudita no Brasil.

   Os documentos mais antigos que possuímos sobre musica erudita datam de meados do seculo XVIII, sendo que a primeira peça recuperada foi Ária e Recitativo, de um autor anônimo, composição que apresenta certa graça e que se destinava aos saraus da corte do Vice-Rei. A partir do Final do século, um grupo de músicos, em Minas Gerais, fornece inúmeras partituras para as festas religiosas, apresentando missas, antífonas, hinos sacros e ladainhas, onde deixam transparecer uma musicalidade ingênua e sua origem humilde.

   A obra de José Mauricio Nunes Garcia, padre mulato que entusiasmou D. João VI durante sua residência no Rio de Janeiro, representa um dos altos momentos da música erudita brasileira.

   A geração que o sucede mostra-se profundamente influenciada pelo romantismo. As peças de Carlos Gomes, entre as quais O Guarani e O Escravo, despertam grande entusiasmo. Versam sobre temas brasileiros, numa linguagem musical comparável à das melhores que as demais nações apresentavam, na época.

   Os temas nacionalistas, em especial a influência negra, serão mais desenvolvidos pelos compositores que vêm a seguir, especialmente Alexandre Levy e Alberto Nepomuceno, que apresentam jongos, batuques, sambas e lundus. Da mesma época são os compositores Leopoldo Miguez, Henrique Oswald e Francisco Braga, que imprimiram um caráter sinfônico aos seus trabalhos.

Heitor Villa-Lobos (1887-1959) destaca-se no primeiro plano do panorama musical americano.


   Os Choros, as Bachianas, as Serestas representam uma verdadeira interpretação musical do Brasil, transparecendo o gênio criativo e a personalidade marcante do autor, cuja música de câmara, ballet, coral sinfônico e para instrumentos solistas foi, em muitos aspectos, pioneira.

   Francisco Mignone, Lourenzo Fernandes, Camargo Guarnieri, Claudio Sanioro, Guerra Peixe e outros compositores iniciaram-se com o Modernismo, abrindo caminhos que estão sendo trilhados pelos autores contemporâneos: Julio Medaglia, Manos Nobre, Lindebergue Araujo, Ailton Escobar e outros, cujas pesquisas em música eletrônica estão colocados entre as mais avançadas do mundo atual.



Você sabia...

- Que o Hino Nacional, composto por Francisco Manuel da Silva, mostra influências de Rossini?
- Que Lizt costumava executar a peça "A Sertaneja", de Brasilio Itiberê, baseada em tema do nosso folclore?
- Que Carlos Gomes foi aluno de Verdi?
- Que o compositor Mario de Andrade era professor do Conservatório Paulista?
- Que a primeira ópera brasileira foi A noite de São João, com libreto de José de Alencar e música de Elias Alves Lobo?



Fonte: MUNIZ, A. et al. Enciclopédia orgânica de apoio ao ensino básico. Editora Brasilia s/a, 2ºed. Vitoria - Espirito Santo, 1978. pag. 296.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...