domingo, 1 de dezembro de 2013

Historia do saxofone

   O saxofone foi inventado por Adolfe Sax perto de 1840 e aperfeiçoado posteriormente. Dizem que Sax pretendia construir um instrumento que oitavasse como a flauta e oboé, com o propósito de substituir a dificuldade que possuía o Saxofone de oitavar. Não faz parte do conjunto habitual das orquestras sinfônicas, mas já tinha sido utilizado por Ambroise Thomas no seu Hamlet, em 1868, e em 1873 por Georges Bizet em A Arlesiana. 

A partir desse momento, a sua presença em conjuntos orquestrais para obras concretas é cada vez mais freqüente. Tem uma só palheta, maior do que a do Saxofone, e tem seção cônica como do oboé. A família dos saxofones é muito ampla e os mais comuns são os Sopranino, em Mi bemol; o Soprano, em Si bemol; o Alto, em Mi bemol; o Tenor, em Si bemol; o Barítono, em Mi bemol e o Baixo; em Si bemol. É sempre construído em metal, embora as características técnicas, tais como o uso de palheta simples o faça ser incluído nos instrumentos de sopro-madeira. A sua principal missão é a de servir de ponte entre os instrumentos de madeira e os de metal. 

A música para saxofone escreve-se na clave de Sol na segunda linha. Após a sua presença habitual no jazz, foi utilizado em muitas obras para conjuntos instrumentais dos compositores do atual século. O saxofone é pouco usado na música clássica, mas faz brilhante carreira no jazz e na música popular. O saxofone tem uma sonoridade bastante atraente, flexível e que permite grandes variações de dinâmica - nada pode ser mais estridente do que um sax tenor em fortíssimo! O Saxofone é o símbolo do jazz e de certos estilos da vida boêmia e noturna, o saxofone foi patenteado como instrumento para bandas militares em 1846 por Antoine-Joseph Sax, conhecido também como Adolphe Sax, que acabou seus dias na pobreza depois de viver anos dependendo da ajuda de compositores e intérpretes franceses. 

Durante a primeira guerra mundial, o saxofone alcançou grande popularidade nos Estados Unidos, como integrante das orquestras de baile e nos solos de jazz, e sofreu algumas alterações em seu desenho com a finalidade de alcançar um timbre mais brilhante. Saxofonistas como Charlie Parker, John Coltrane e Sonny Rollins criaram posteriormente importantes escolas de interpretação desse instrumento e um estilo característico de composição jazzística.

 Na música sinfônica, autores como Claude Debussy e Aleksandr Glazunov escreveram obras executadas por virtuoses como Marcel Mule e Sigurd Rascher em que o saxofone é o protagonista. Villa-Lobos utilizou o instrumento nas Bachianas brasileiras.

Fonte: Sistema estadual de Bandas de musica; www.secult.gov.br - projeto Fortalecimento musical, Método básico para sax alto.

Cuidados com o Saxfone

   Para você que tem um sax, que toca um, nada melhor do que antes de tudo saber como manter o instrumento sempre e condições estáveis.

Para ter um instrumento sempre em perfeitas condições, é necessário antes de tudo tratá-lo muito bem. Alguns cuidados são essenciais para que o saxofone tenha uma vida útil muito longa, bastando apenas alguns cuidados bem simples. Segue abaixo uma série de procedimentos que serão bastante úteis para manter o sax com uma boa aparência.

ESTOJO

O estojo não só serve para guardar o saxofone como também serve para protegê-lo de pancadas e coisas do tipo. Existe também uma espécie de bolsa que serve para transportar o saxofone. É bem mais prática para transportar o sax, pois você pode colocar nas costas e levá-lo por aí. Para quem pega ônibus é bem mais prático do que com o estojo, mas não oferece uma proteção tão boa quanto o outro.


SECANDO O SAX

Após terminar de tocar o instrumento, você deve sempre secar suas partes. Para isso retire a boquilha, a palheta da boquilha e enxugue bem. No caso da palheta basta passá-la apertando-a levemente sobre um pano que não solte fiapos, o ideal mesmo é colocá-la numa folha de papel vegetal dentro de um livro. A pressão faz a umidade ser transferida para a folha. Para limpar o sax por dentro você deve usar escovas especiais de secagem que são encontradas com facilidade em lojas de acessórios para instrumentos, mas se você não tem esse tipo de escova, faça da seguinte maneira. Arrume um pedaço de fio-barbante resistente, um pesinho (pode ser um parafuso, porca, etc.) e um pano macio (de
preferência que não solte fiapos, recomendo aquele pano que se usa como fralda). Prenda o peso numa extremidade e o pano na outra. Recomendo que cubra o peso com uma fita,
pode ser esparadrapo. Isso evita que arranhe o seu instrumento. Introduza o peso pela campana do sax. Manobre o instrumento de maneira que o peso saia pelo outro lado. Puxe o barbante com o pano e repita a operação quantas vezes forem necessárias. O mesmo deve ser feito com o Todel.


LIMPANDO O SAX

Após a secagem, o mais indicado é passar uma flanela ou um pano macio em toda a superfície, principalmente no caso dos instrumentos prateados, que são muito mais sensíveis às marcas de dedos e outros tipos de manchas causadas pelo uso. Periodicamente, os instrumentos prateados podem ser limpos com um polidor de prata (Silvo) e os niquelados com polidor de metais (Kaol ou Brasso). Mas atenção: isto não
deve ser feito com muita freqüência ou acabará danificando o acabamento do instrumento. Já os instrumentos laqueados devem ser limpos apenas com a flanela, pois os polidores e similares podem remover a fina camada de verniz que recobre a superfície, expondo o metal ao ar e provocando oxidação.


Fonte: Sistema estadual de Bandas de musica; www.secult.gov.br - projeto Fortalecimento musical, Método básico para sax alto.

Novidades no blog!

Oi meus queridos! Depois de certo tempo sem postar no blog, agora estou vindo com um novo projeto. Seguidores do meu blog e todos os demais internautas acredito que vão gostar da ideia! 

Agora teremos aulas de Sax aqui, (Heheheheee) em especial voltados para os saxofones altos, em breve teremos também novos autores; O motivo pelo qual venho com essas novas aulas, é pelos milhares de questionamentos com venho recebendo por e-mail, nessa necessidade também estou entrando para o mundo dos saxofonistas, sem largar meu clarinete! (Nunca!) 

Reprodução / Eagle SA 501
Para as pessoas que me acompanham nas redes sociais, eu atualmente comprei um sax alto da Eagle o modelo SA 501, me disseram muito bem sobre ele, por tanto optei por ele. Assim que ele chegar ( comprei online), postarei um pouco mais sobre o instrumento com fotos e vídeo.

Aguardo vocês ate lá! Bjos! 

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...