Dó Ré Mi Fá Sol Lá Si.
Dó – Dó # - Ré- Ré # - Mi - Fá - Fa # - Sol – Sol # - Lá – Lá # Si
Dó – Si – Si b – Lá – Lá b – Sol – Sol b – Fá – Mi – Mi b – Ré – Ré b
A distância entre essas notas é chamada semitom, enquanto que a distância entre um dó e um ré, por exemplo, é chamada tom, que equivale a dois semitons. Como notamos, a distância entre o mi e o fá e entre o si e o dó é de um semiton, não necessitando do # ou b.
Por isso são chamados semitons naturais, enquanto os outros são semitons cromáticos ( A palavra cromático vem do tempo em que, para se grafar alguma dessas notas intermediárias, se costumava colorir a figura que a representava).
Existe um sinal de alteração chamado bequadro ( ) que desfaz a ação do sustenido ou do bemol. Em ocasiões especiais podem ser usados outros dois sinais, o dobrado-sustenido ( ✗ ou ##) e o dobrado-bemol (bb), cada um deles equivalendo a um tom.
É pertinente colocar que o semitom é a menor distância entre duas notas na música ocidental. Em certas culturas orientais, entretanto, se admitem e se percebem intervalos de 1/4 e 1/8 de tom.
- No próximo bloco falarei sobre cifras, aqui.
Si dobrado bemol é o mesmo que dó#?
ResponderExcluirEntão, Geral.com. Tudo Bem?. Na verdade não; O dobrado bemol é o acidente que baixa a altura da nota em 2 semitons, ou 1 tom, o que é a mesma coisa. Nesse caso um Sibb, seria o mesmo que um Lá.
ExcluirEspero ter ajudo, esse conteúdo pode te ajudar ainda mais: http://goo.gl/wJgnxy. Um Abraço!
Te achei 💜
ResponderExcluir