Para demonstrar isso, usaremos o tom Dó Menor, que tem três bemóis.
Em vez de escrever um bemol ao lado de cada nota Mi, Lá e Si, uma armadura pode simplesmente ser acrescentada ao início da pauta.
Para nosso próximo exemplo, usaremos Lá Maior, que tem três sustenidos.
Aqui também uma armadura pode ser usada em vez de se escrever um sustenido ao lado de cada Dó, Fá e Sol.
Como você pode ter notado, os sustenidos são arranjados numa ordem especial.
O Fá sustenido vem primeiro, seguido pelo Dó sustenido e depois pelo Sol sustenido.
Depois vem o Ré sustenido, Lá sustenido, Mi sustenido, e por fim o Si sustenido.
A começar pelo Si bemol, a ordem dos bemóis é o exato oposto.
Depois vem Mi bemol, Lá bemol, Ré bemol, Sol bemol, Dó bemol e, por fim, Fá bemol.
Veja os próximos capítulos do curso aqui: http://o-clarinetista.blogspot.com.br/2013/09/13-ct-musical-intervalos-genericos.html
Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html
Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.