Por exemplo, pode-se acidentalmente escrever Dó para Fá sustenido (uma quarta aumentada) em vez de Dó para Sol bemol (uma quinta diminuta).
Embora ambos os intervalos soem o mesmo e pareçam idênticos no teclado, um é uma quarta, e o outro é uma quinta.
Felizmente, existe um fácil processo em três etapas que reduz o risco desse erro.
Vamos escrever na pauta uma terça menor a partir do Dó.
Primeiro, escreva o intervalo genérico na pauta. No nosso caso, vamos escrever uma terça genérica.
Depois, calcule o número de semitons no teclado. Como uma terça maior tem 4 semitons, nossa terça menor terá 3 semitons.
Por fim, transponha para a pauta quaisquer acidentes.
Como nosso próximo exemplo, vamos tentar uma sétima diminuta a partir do Fá.
• Primeiro, escreva o intervalo genérico no pentagrama.
• Depois, calcule os semitons no teclado (Como uma sétima maior tem 11 semitons e uma sétima menor tem 10, nossa sétima diminuta vai ter 9).
• Por fim, transponha quaisquer acidentes para a pauta.
Como nosso exemplo final, vamos tentar uma quinta diminuta a partir do Si.
• Primeiro, escreva a quinta genérica na pauta.
• A seguir, calcule os semitons no teclado (Como uma quinta perfeita tem 7 semitons, nossa quinta diminuta terá 6).
• Por fim, transponha quaisquer acidentes para a pauta. Neste exemplo, nenhum acidente é necessário.
Veja os próximos capítulos do curso aqui:
Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html
Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.