O andamento de uma música é medido em pulsações por minuto (BPM) geralmente o andamento vem escrito em italiano sobre a pauta no início da partitura. Normalmente os andamentos são classificados dos mais lentos para os mais rápidos, que também possuem uma graduação, na música moderna, é comum também encontrarmos o andamento expresso em números.
Também é costume adicionar palavras que exprimem o sentimento da música, o caráter.
Se quisermos saber precisamente o andamento da música, devemos fazer uso de um aparelho chamado metrônomo. Esse aparelho possui uma tabela numérica que corresponde à graduação de cada andamento.
A indicação metronômica geralmente vem no cabeçalho da partitura, mais ou menos abaixo do título e do lado esquerdo. Quando o autor da música não quiser fixar com rigidez a indicação metronômica da música, então ele a faz deixando uma margem para que o músico possa escolher a indicação de sua preferência.
Os andamentos também podem ser alterados no decorrer da música, tanto para aumento como para diminuição de velocidade. e o seu tempo de retorno, usado para sinalizar que o andamento volte ao normal, se for necessário.
Fonte: http://www.sotutorial.com/index.php/tutoriais-teorial-musical/teoria-musical-008-andamento/ e http://www.maestrovirtual.com.br/old/tm_12.php (adaptado).
muito bom! Ajudou bastante.
ResponderExcluir