sábado, 20 de abril de 2013

Embocadora no Clarinete

    A embocadora em um clarinete pode ser a peça clave para um sopro bonito, e além de tudo correto; Pode ser também o motivo pelo qual seu instrumento esteja desafinado, como veremos...


 

         A partir da imagem acima, podemos observar começando pelo queixo em linguagem coloquial diria que ele deve ficar pressionado para baixo ''esticado'', para que haja a vibração correta do palheta.


     Determinadamente o motivo pelo qual algumas pessoas não conseguem tirar notas agudas e ''bonitas'' ou nem mesmo conseguem tocar, é uma ''mania'' da maior parte dos clarinetistas de colocar o Lábio para dentro ''dobrando'', desta forma você causa a opressão do ar não permitindo por tanto a vibração correta do palheta.


  •   Onde tudo isso também envolvi a respiração o que veremos na próxima aula.

Neste caso estamos nos referindo ao corte Boehm, mas exite outros como o Alemão...

Até a próxima!







7 comentários:

  1. Interessante, o lábio deve estar apenas sobre os dentes mas não dobrado. Veja vídeo youtube Hery Cuesta, toca demais e veja como esta seus labios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela dica, mas não na verdade a maneira correta de se posicionar s labios superiores e inferiores é desta forma, apesar de existir asseçoes a aqueles que não conseguem dessa forma, mas ate mesmo em relação a mandíbula essa é a maneira correta! Obrigada pela observação e volte sempre!

      Excluir
  2. caramba... eu sempre achei q os labios realmente cobrem os dentes.. como a tendencia minha ( inciante ) eh morder pra fazer força... acabo tbm sem querer mordendo o labio inferior.. caramba.. dói demais.. no primeiro dia em q eu comprei o meu clarinete.. fui tocar e dias depois meu labio começou a doer.. nem podia comer direito.... gostei desse blog parabens.. me ajudou muito agora sei q n preciso fazer força.. detalhe, eu toco igual a foto 1 e o som sai.... mas fica os apitos horriveis.. e o interessante eh q eu consigo fazer de boa as notas A# Bb, G#, G e A... mas quando toco C D E.. nao sai nem a pau.... se puder me dar algumas dicas.. ajudara e muito.. vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Espertinho, fico muito feliz com sua participação aqui no blog. Um pouco de pratica e tempo mudará muito sua maneira de soprar, mas para isso, também é de extrema importancia que você possa se acustumar a posicionar a boquilha corretamente como explicado acima. Não se esquencendo também da postura, que você poderá ler um pouco mais sobre aqui(http://o-clarinetista.blogspot.com.br/2013/04/postura-do-clarinetista.html); Qualquer dúvida sinta-se a vontade para entrar em contato conosco.

      Atenciosamente,
      Ana Luiza Félix

      Excluir
  3. buenas tardes soy inisiante de una banda de musica y toco el clarinete pero no se como sacar el sonido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Syd, sea muy bienvenido al canal, y gracias por su participación. Ser capaz de eliminar un sonido no es un trabajo sencillo, pero requiere mucho esfuerzo y dedicación espero que llegue. Usted puede buscar a través del portal y encontrar la manera de mejorar sus extremidades del aliento, tener un profesor que le acompañe que hará que ayuda aún más simples.Precisando siempre estará disponible para simplemente ponerse en contacto.

      Atentamente,
      Ana Luiza Félix.

      Excluir
  4. ola boa tarde ,conheci o blog agora e estou amando,como faço pra adquirir algumas partituras de louvores gospel,para clareinete em sib ,preciso urgente ,ou se conseguiria disponibilizar apostila com dicas,ai podia me passar valores pelo material no meu email...obg aguardo respostas.

    ResponderExcluir

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...