quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Conhecendo o Saxfone

    Saxofone é um instrumento de sopro de palheta simples que consiste basicamente de um tubocônico de metal, com 24 aberturas acionadas mediante chaves. Em sua forma mais característica, apresenta o extremo final da campana com a boca virada para cima e o arco porção curvada do tubo na parte inferior. Somente o sax soprano apresenta construção reta, semelhante à da clarineta.



   O saxofone propriamente dito é composto por duas partes distintas. O corpo e o cachimbo, também conhecido como Tudel.  A "boca" do sax onde sai o som recebe o nome de campana. É no Tudel que se encaixa a boquilha. Feito isso, encaixa-se o Tudel no orifício correspondente e aperte a presilha existente ali. Pronto, o sax já pode ser tocado.

A família dos saxofones atualmente em uso consiste de:
- Soprano em Bb
- Alto (ou contralto) em Eb
- Tenor em Bb
- Barítono em Eb


Fonte: Governo do Estado do Ceará – Secretaria da Cultura
Sistema Estadual de Bandas de Música – Apostila editada em Setembro/2008

2 comentários:

  1. Boa tarde, estou com um sax tenor, e naparte debaixo, próximo a chave de guarda, está com umas manchas verdes, gostaria de saber como tirá-las

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tiago, essa mancha devi ter sido causada por uma oxidação do material (latão), para evitar seu aumento sugiro que sempre após o uso, limpe sempre muito bem o instrumento e deixe secar bastante, para sua remoção já ouvir dizer que é bom passar limão diluído em um pouco de água, nunca fiz esse experiência mais vale tentar para ter algum resultado, em casos mais ''graves'' o vinagre também pode ser uma boa opção. Se funcionar (ou não) conte pra a gente! Essa seria uma ótima dica para os leitores! Um grande abraço e boa sorte!

      Excluir

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...