sábado, 18 de janeiro de 2014

Apojatura - Ornamentos musicais

Por: Enelruy Freitas Lira

   É o ornamento que precede a nota real da qual se separa pela distância de 2ª maior ou menor. Apojatura (apogiatura, apojectura, apojiatura, appoggiatura). 

   É praticamente o ornamento mais usado. Sempre consiste em uma ou duas notas, que estão sempre antecedendo a principal. Quando de uma única nota, é representada por uma pequena figura, que pode estar cortada por um traço diagonal ou não. Quando de duas notas, é sempre representada por pequenas semicolcheias. Existem dois tipos de appoggiaturas: a simples e a dupla (ou sucessiva). 

   Para as appoggiaturas simples, existem mais dois tipos: a breve e a longa. As appoggiaturas (simples breve, simples longa, dupla) podem ser superiores ou inferiores. Para as simples, será superior se a appoggiatura estiver num intervalo acima da nota principal (e inferior se estiver num intervalo abaixo). 

   Para as duplas, será superior se a primeira nota estiver acima (e inferior se estiver abaixo). Todas as appoggiaturas sempre estão ligadas à nota principal por uma ligadura de legato.



Obs: Appoggiatura em italiano significa apoio (sobre a qual se apóia).


- Na próxima postagem - Apojatura Longa ou Expressiva.

Fonte: APOSTILHA DE TEORIA MUSICAL - Ornamentos, Dinâmica, Expressão e Respiração, 2005. e pt.wikipedia.org/wiki/Ornamento_(música).  Acesso em: 17 de janeiro 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...