segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ligaduras e ponto de aumento

Veremos agora dois novos elementos da notação musical que sera necessario para alguns entendimentos futuros. Estes dois elementos não precisam necessáriamente ser escritos juntos, um é independente do outro. Eles estão sendo explicados na mesma aula somente pelo fato de em algumas vezes seus efeitos se pareçam.



Pontos de aumento e ligaduras de prolongamento são dois tipos de marcações usadas para alterar o valor de uma nota. 


Um ponto aumenta o valor da nota em sua metade.


Como uma colcheia tem a metade do valor de uma semínima, usaremos uma colcheia para indicar a soma. Assim, uma semínima pontuada equivale a uma semínima mais uma colcheia.

Já as ligaduras de prolongamento unem várias notas da mesma altura ou não (podem ligar-se com notas diferentes, tanto com relação ao valor quanto som). Elas são usadas para permitir que a duração da nota se estenda além das barreiras (como a barra de compasso no exemplo abaixo) desde de que estejam na mesma posição na pauta. Ela indica que a nota dada não devi se separar e sim unirem, tornando uma só.


Se a barra de compasso não estivesse lá, podíamos ter simplesmente escrito uma mínima em vez das duas semínimas ligadas caso as notas forem iguais como no exemplo acima.

Mas ainda existe as ligaduras de expressão ou legato que é uma linha curva colocada acima ou abaixo de um grupo de notas de nomes ou alturas diferentes que serão pronunciadas sem interrupção na pronuncia dos sons.

Aqui temos um quadro que pode ser usado como referencia, lembrando que recomendo que decorem, mas sim que entendam assim poderão praticar um diversas circunstancias.



Esses videos aulas poderão ajudar a vocês, lembrando que nem todos as informações dadas pelo professor abaixo estão corretas, basta que fique bem atentos as informações aqui dadas anteriormente e logo perceberam, apesar disso a aula é bem explicativa. Espero que realmente tenham entendido e principalmente aprendido.





Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html (adaptado) e http://teoriadamusica.blogspot.com.br/2007/11/08-ligadura-e-ponto-de-aumento.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...