sábado, 3 de maio de 2014

Andamento

Andamento é o mesmo que velocidade com que a musica devi ser tocada, assim cada estilo musical possui um andamento diferente. Um Jazz, por exemplo, é uma música rápida, já a balada é uma música lenta. O andamento costuma estar associado ao ritmo marcado por um aparelho chamado metrônomo, que pode ser mecânico ou eletrônico.

O andamento de uma música é medido em pulsações por minuto (BPM) geralmente o andamento vem escrito em italiano sobre a pauta no início da partitura. Normalmente os andamentos são classificados dos mais lentos para os mais rápidos, que também possuem uma graduação, na música moderna, é comum também encontrarmos o andamento expresso em números.



Também é costume adicionar palavras que exprimem o sentimento da música, o caráter. 


Se quisermos saber precisamente o andamento da música, devemos fazer uso de um aparelho chamado metrônomo. Esse aparelho possui uma tabela numérica que corresponde à graduação de cada andamento.

A indicação metronômica geralmente vem no cabeçalho da partitura, mais ou menos abaixo do título e do lado esquerdo. Quando o autor da música não quiser fixar com rigidez a indicação metronômica da música, então ele a  faz deixando uma margem para que o músico possa escolher a indicação de sua preferência.


Os andamentos também podem ser alterados no decorrer da música, tanto para aumento como para diminuição de velocidade. e o seu tempo de retorno, usado para sinalizar que o andamento volte ao normal, se for necessário.



Fonte: http://www.sotutorial.com/index.php/tutoriais-teorial-musical/teoria-musical-008-andamento/ e http://www.maestrovirtual.com.br/old/tm_12.php (adaptado).

Um comentário:

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...