terça-feira, 6 de maio de 2014

Os acidentes musicais / alterações

Existem três tipos de acidentes: Bemol, Sustenido e Bequadro. A combinação deles forma: Dobrado Bemol, Dobrado Sustenido e a Armadura de Clave.

Bemol


O Bemol (b) abaixa o valor de uma nota em um semitom, ou seja, a nota é tocada um pouco mais grossa do que se fosse tocada sem o bemol. Quando se abaixa uma nota um tom, utiliza-se o Dobrado Bemol (bb). Para entender o que é usar o bemol em uma nota, boceje: ao bocejar, você engrossa a sua voz.




Sustenido

O Sustenido ( #) faz o contrário do Bemol, ou seja, aumenta o valor de uma nota em um semitom, que significa que a nota será tocada mais fina. Quando se aumenta em um tom a nota, utiliza-se o Dobrado Sustenido (x).




Bequadro

O bequadro anula todos os outros acidentes (seria o zero da multiplicação). Ele é o salvador dos músicos quando estes, durante a leitura da partitura, percebem que um sustenido ou um bemol necessitaria de uma combinação de notas que, naquele momento, ele não poderia fazer nem se tivesse quatro braços ou três pulmões (no caso dos instrumentos de assoprar). Um bequadro na nota anula todos os outros acidentes. Você pode colocar quantos bemóis ou sustenidos quiser, se houver um bequadro, a nota é tocada ao natural (literalmente).




Obs: Toda vez que uma determinada nota tiver vários nomes, isso é chamado enarmonia.

Assim, a escala cromática fica da seguinte forma:



 Dó – Dó # - Ré- Ré # - Mi - Fá - Fá # - Sol – Sol # - Lá – Lá # Si
Dó – Si – Si b – Lá – Lá b – Sol – Sol b – Fá – Mi – Mi b – Ré – Ré b


Veja também:


Fonte: http://desciclopedia.org/wiki/Acidentes_musicais  (adaptado).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...