sexta-feira, 26 de abril de 2013

Quando a palheta produz um som suspirado, leves apitos ou um som “rachado”.

   Para o som ''suspirado'', Os cantos da palheta estão muito espessos e devem ser levemente afinados.

   Mas se sua paleta anda produzindo ''apitos'' isto está acontecendo provavelmente porque a ponta da palheta está muito fina. Para corrigir, corte a ponta com um cortador de palheta apropriado. Também verifique se a palheta não está trincada na ponta o que
causa vibrações indesejadas em frequências muito altas.

    Para som “rachado”, a palheta está com pouca cana (o material dela) na área do coração, ou com a ponta extremamente fina. neste caso compre uma nova!



Dicas do Eduardo Weidner:

   Para polir a parte do recorte, pequenos desbastes, balanceamento eu uso Lápis Borracha, pois dependendo do lugar onde você se encontra é difícil achar a lixa de junco no comércio Para cortes mais profundos ou raspagem, uma ferramenta barata seria a velha Gilette, por sinal ótima para remover cantos vivos das palhetas que machucam os lábios
No caso de raspagem com Gilette, após concluir o trabalho, sempre dê um polimento no local raspado com o lápis borracha, para remover eventuais pontas de fibra de cana que podem cortar os lábios.



Este conteúdo foi retirado parcialmente da apostila (PDF) ''explica sax'' para Ajustes de palhetas de clarinete, do Prof. Eduardo Weidner.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...