A escala maior é construída com a fórmula abaixo. Cada "T" representa um tom, e cada "s", um semitom.
Vamos construir a escala maior de Dó, mais conhecida como Escala de Dó Maior. Nossa nota inicial será o Dó.
A partir do Dó, subiremos o intervalo de um tom até o Ré.
...
Do Ré, subiremos outro tom até o Mi.
Agora, subiremos um semitom até o Fá.
Do Fá, um tom nos levará ao Sol.
A seguir, um outro tom nos leva ao Lá.
O último tom inteiro nos leva ao Si.
E, por fim, um semitom nos devolve ao Dó.
Agora, vamos montar a Escala de Mi Bemol Maior. Nossa nota de partida será o Mi bemol.
Observe que o intervalo de um semitom a partir do Sol nos leva ao Lá bemol, e não ao Lá.
De Lá bemol, um tom nos leva ao Si bemol.
O próximo intervalo de um tom nos leva ao Dó.
E por fim o semitom a partir de Ré nos devolve ao Mi bemol.
Observe que a Escala de Mi Bemol Maior tem três bemóis (Os dois Mi bemóis só contam uma vez).
Como nossa escala final, montaremos a Escala de Ré Maior.
• A partir do Mi, um tom nos leva ao Fá sustenido.
• Um semitom nos leva ao Sol.
• A partir do Si, o intervalo de um tom nos leva ao Dó sustenido.
• E, por fim, um intervalo de um semitom nos devolve ao Ré.
• Observe que a Escala de Ré Maior tem dois sustenidos.
É possível montar qualquer escala maior - é só começar na nota inicial e seguir a fórmula.
Tom, Tom, Semitom, Tom, Tom, Tom e Semitom. |
Veja os próximos capítulos do curso aqui: http://o-clarinetista.blogspot.com.br/2013/09/10-ct-musical-as-escalas-menores.html
Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.