A primeira escala menor que discutiremos é a menor natural. Ela é construída seguindo a fórmula abaixo.
Vamos construir a Escala de Lá Menor Natural. Começaremos pela nota Lá.
A partir do Lá, subiremos um tom para o Si.
Depois, subiremos um semitom até o Dó.
Do Dó, o intervalo de um tom nos levará ao Ré.
Outro tom nos leva ao Mi.
Do Mi, subiremos um semitom até o Fá.
Do Fá, o intervalo de um tom nos levará ao Sol.
Por fim, o último tom nos devolve ao Lá.
Observe que a Escala de Lá Menor Natural não tem notas com alterações (acidentes).
Agora, discutiremos a escala menor harmônica.
Para converter qualquer escala menor natural numa menor harmônica, eleve a sétima nota em um semitom.
Vamos converter a Escala de Dó Menor Natural em Dó Menor Harmônica.
Por fim, discutiremos a menor melódica.
Para converter uma escala menor natural numa menor melódica, eleve a sexta e a sétima notas em um semitom.
Por exemplo, para converter a Escala de Dó Menor Natural em Dó Menor Melódica, simplesmente eleve o Lá bemol e o Si bemol em um semitom, para Lá e Si.
Na maioria das vezes, a menor melódica é usada somente na direção ascendente. Quando descendente, os compositores preferem usar a escala menor natural.
Veja os próximos capítulos do curso aqui: http://o-clarinetista.blogspot.com.br/2013/09/11-c-t-musical-graus-da-escala.html
Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html
A explicação é correta, mas não creio que o exemplo dado tenha sido o melhor. Para um iniciante, as coisas teriam ficado muito mais claras se tivesse sido usada a escala de Lá menor Natural para construir as escalas Menor Harmônica e Menor Melódica. Outra coisa que faltou (e não só neste site isto acontece) foi o contexto histórico para a construção destas escalas, com datas e todo o resto.
ResponderExcluir