domingo, 20 de abril de 2014

Definições de sons e música.

''Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos''.

Como já disse anteriormente o princípio da música é o som, ele é produzido por movimentos de corpos vibratórios, que transmitem essa vibração para o ar (Ondas sonoras) que chegam aos nossos ouvidos que as interpretam diferenciando suas propriedades como:

INTENSIDADE - É a propriedade do som ser fraco ou forte (dinâmica, volume).

ALTURA - É a propriedade do som ser grave, médio ou Agudo.
- Sons Graves (baixos, mais grossos)
- Sons Agudos (altos, mais finos)

TIMBRE - É a qualidade e característica particular que nos permite reconhecer sua origem.

Exemplo:  Podemos observar um cantor interpretando, cantando bem suave ou soltando a voz bem forte, isto é Intensidade. Cantando agudo (fino) como voz de mulher ou baixo (grosso), isto é Altura. Podemos identificar de quem é a voz pelas qualidades e características, isto é reconhecer o seu Timbre.


A Música é constituída por três elementos:

RITMO - Elemento primordial e mais primitivo, é a divisão ordenada do tempo, a pulsação, a batida da música. Exemplo de instrumentos de ritmo: Instrumentos de Percussão (bateria, pandeiro, tamborim, etc.)

MELODIA - É a sucessão de sons (uníssonos) em seqüência, repetindo ou variando tempo, altura e intensidade. Exemplo de instrumentos de melodia: Aqueles que tocam apenas uma nota por vez, como instrumentos de sopro (Saxofone, flauta, clarinete, oboé, etc.) e a própria voz humana.

HARMONIA - É o conjunto de sons combinados simultaneamente, formando acordes. A Harmonia é a ciência da combinação dos sons, um assunto profundo que abordaremos mais adiante. Exemplo de instrumentos de harmonia: Todos aqueles que podem soar sons simultâneos (Piano, Violão, Órgãos, Harpa, etc.)


Esta é apenas uma introdução com definições básicas e elementares para começarmos a ver cada assunto mais profundamente. Onde podemos dividir o estudo nas seguintes matérias:

NOTAÇÃO MUSICAL - Refere-se a parte gráfica, ou seja, a parte escrita da música, a qual dará base para anotarmos as outras partes.

RÍTMICA - Estudo da duração dos sons (divisão do tempo na música).

SOLFEJO - Estudado através da percepção do som, vocalizando as notas em sua altura e valor (tempo) de acordo com as indicações do compasso e do ritmo.

HARMONIA - Estudo das tonalidades, formação e encadeamento de acordes.


Assim definido, vamos começar a estudar pela notação musical, o qual distribuirei os conteúdos conforme sera informado no inicio da publicação a seguir. Espero que tudo dê certo, e até mais! :3

2 comentários:

  1. Excelente conteúdo, mas qual seria a diferença entre notação musical e teoria musical? Existe uma associação ou difusão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Persistente sua pergunta Emerson, fico feliz que tenha gostado do conteúdo; à sua pergunta... Existe sim uma diferença, a notação musical está dentro da teoria musical, a notação é único e exclusivo para o que diz respeito à escrita, a gráfica musical. Já a teoria é um termo amplo, é todo o conjunto de sistemas destinado a analisar, classificar, compor, compreender e se comunicar a respeito da música, a qual se divide em partes e uma delas é a notação musical. Espero que possa ter compreendido! Até a próxima!

      Excluir

Ficou alguma duvida, pergunte aqui, tentarei ao máximo te ajudar; Comente e compartilhe conhecimentos com conosco.

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...