quarta-feira, 30 de abril de 2014

Compasso e fórmula de compasso

As figuras que representam os valores das notas têm duração indeterminada, isto é, não têm valor fixo. Quem os determinará será uma fração ordinária escrita após a clave e os acidentes fixos que é chamada de formula de compasso.

As linhas verticais são chamadas barras de compasso, ou travessões, dividem a pauta em compassos. A pauta abaixo foi dividida em dois compassos.


A barra dupla é utilizada para indicar mudanças na estrutura da música, como o ritmo, a tonalidade, o andamento e assim por diante.


A barra de compasso seguida de uma barra grossa indica o final da música.


A barra de compasso seguida de uma barra grossa indica o final da música.compassos, as Barras de repetição são utilizadas para evitar a escrita dobrada das notas, chamada de retornelo. Sendo assim, podemos escrever:


A fração, ou fórmula de compasso, define a quantidade e o tipo das notas que cada compasso pode conter.

O número superior significa a quantidade de valores que compõem o compasso.

Por baixo, o segundo número é o valor da duração (em frações de semibreve) de cada um destes valores.


Os compassos de dois tempos são chamados de BINÁRIOS
Os compassos de três tempos são chamados de TERNÁRIOS
Os compassos de quatro tempos são chamados de QUATERNÁRIOS


Apesar de serem uma fração, as fórmulas não são lidas como tal. Deve-se ler “dois por dois”, “três por quatro”, “três por oito” e assim por diante.

É comum que os compassos “2 por 4″ e “4 por 4″ sejam também representados através de outros símbolos.


Para preencher um compasso devemos ter duas informações em mente: o tipo de compasso que estamos utilizando (binário, ternário, etc.) e a figura de nota que representa 1 tempo. Observe o esquema abaixo, onde foram utilizados o compasso quaternário (4 tempos) e a figura da semínima como unidade de tempo (1 tempo).


Neste outro exemplo, foram utilizados o compasso ternário (3 tempos) e a figura da mínima como unidade de tempo (1 tempo).



Complementos dessa lição: 

Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/ (adaptado), http://www.sotutorial.com/index.php/category/tutoriais-teorial-musical/, Apostila teoria musica, projeto fortalecimento musical Maestro Jorge Nobre - SECULT. (acesso em 31 de abril 2014).

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Ligaduras e ponto de aumento

Veremos agora dois novos elementos da notação musical que sera necessario para alguns entendimentos futuros. Estes dois elementos não precisam necessáriamente ser escritos juntos, um é independente do outro. Eles estão sendo explicados na mesma aula somente pelo fato de em algumas vezes seus efeitos se pareçam.



Pontos de aumento e ligaduras de prolongamento são dois tipos de marcações usadas para alterar o valor de uma nota. 


Um ponto aumenta o valor da nota em sua metade.


Como uma colcheia tem a metade do valor de uma semínima, usaremos uma colcheia para indicar a soma. Assim, uma semínima pontuada equivale a uma semínima mais uma colcheia.

Já as ligaduras de prolongamento unem várias notas da mesma altura ou não (podem ligar-se com notas diferentes, tanto com relação ao valor quanto som). Elas são usadas para permitir que a duração da nota se estenda além das barreiras (como a barra de compasso no exemplo abaixo) desde de que estejam na mesma posição na pauta. Ela indica que a nota dada não devi se separar e sim unirem, tornando uma só.


Se a barra de compasso não estivesse lá, podíamos ter simplesmente escrito uma mínima em vez das duas semínimas ligadas caso as notas forem iguais como no exemplo acima.

Mas ainda existe as ligaduras de expressão ou legato que é uma linha curva colocada acima ou abaixo de um grupo de notas de nomes ou alturas diferentes que serão pronunciadas sem interrupção na pronuncia dos sons.

Aqui temos um quadro que pode ser usado como referencia, lembrando que recomendo que decorem, mas sim que entendam assim poderão praticar um diversas circunstancias.



Esses videos aulas poderão ajudar a vocês, lembrando que nem todos as informações dadas pelo professor abaixo estão corretas, basta que fique bem atentos as informações aqui dadas anteriormente e logo perceberam, apesar disso a aula é bem explicativa. Espero que realmente tenham entendido e principalmente aprendido.





Fonte: http://www.jazzbossa.com/teoria/index.html (adaptado) e http://teoriadamusica.blogspot.com.br/2007/11/08-ligadura-e-ponto-de-aumento.html

Notas e pausas musicais

NOTAS

Os sons musicais são representados graficamente por sinais chamados notas. À escrita da música dá-se o nome de notação musical.

As notas são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.

Essas sete notas ouvidas sucessivamente formam uma série de sons aos quais se dá o nome de escala.


- A semibreve é a nota que tem o maior valor na música moderna.
- A mínima tem a metade do valor de uma semibreve. Ou seja, duas mínimas ocupam a mesma quantidade de tempo que uma semibreve.
- A semínima tem um quarto do valor da semibreve. Ou seja, quatro semínimas preenchem a mesma duração de tempo que uma semibreve.  E duas semínimas têm a mesma duração de uma mínima.
- Notas com valores menores que a semínima contém colchetes.  Cada colchete reduz à metade o valor da nota. Uma colcheia tem um colchete; portanto, ela tem a metade do valor de uma semínima.






- Uma semicolcheia tem dois colchetes, o que reduz o valor novamente pela metade.
Embora seja possível tocar notas com três ou mais colchetes, elas são pouco usadas.
O quadro abaixo mostra a relação entre todos os cinco tipos de notas discutidos aqui.




PAUSAS

As pausas são usadas para mostrar períodos de silêncio num compasso.
Cada tipo de pausa tem um valor equivalente ao de um tipo de nota
Por exemplo, tanto uma pausa de semínima quanto uma semínima ocupam a mesma quantidade de tempo.  
Enquanto a nota produz um som, a pausa é silenciosa.





  • Para completar os estudos recomendo que acessem aqui. A pagina pode ser traduzida para facilitar o entendimento, ela encontra-se em inglês.

segunda-feira, 21 de abril de 2014

Pentagrama, Claves, Linhas Sup., Endecagrama


Para começar gostaria de certificar de que todos saibam e entendam alguns conceitos bem básicos que envolvem a musica, não acho que seja necessário que decorrem, mas que realmente intendam. Imagina se algum simplesmente te pergunte o que é musica? Ou ainda o que vem a envolver a musica? Seria chato se você um musicista não souber, então fique atento a:


MÚSICA é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção, dentro do tempo. É a arte de manifestar os diversos afetos de nossa alma mediante o som.

..som em combinações puras, melódicas ou harmônicas produzido por voz ou instrumento
..sublime expressão do amor universal
..o pressentimento de coisas celestiais (Beethoven)
..a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende (Shakespeare)
..algo muito difícil de mostrar ao mundo o que sentimos em nós mesmos (Tchaikovsky)
..uma coisa que se tem pra vida toda, mas não toda uma vida pra conhecê-la (Rachmaninov)


As principais partes que constituem a MÚSICA são:

MELODIA – É a combinação dos SONS SUCESSIVOS (dados uns após outros). É a concepção horizontal da Música.

HARMONIA – É a combinação dos SONS SIMULTÂNEOS (dados de uma só vez). É a concepção vertical da Música.

CONTRAPONTO – É o conjunto de melodias dispostas em ordem simultânea. É a concepção ao mesmo tempo horizontal e vertical da Música.

RÍTMO – É a combinação dos valores tempo.


PENTAGRAMA ou PAUTA

Em regra geral escreve-se a música sobre 5 linhas e 4 espaços horizontais paralelas e equidistantes, é a base sobre a qual as notas são grafadas. A estas linhas e espaços dá-se o nome de PAUTA ou PENTAGRAMA. As linhas e espaços são contados de baixo para cima.


CLAVE

As claves atribuem notas específicas a linhas e espaços determinados. Ou é o sinal colocado no inicio da pauta, sobre determinada linha, para dar nome às notas, através dele é possível identificar as notas. As Claves são 3 (três):

CLAVE DE SOL Escrita na 2ª linha. Há algum tempo atrás, também era usada na 1ª linha.
CLAVE DE FÁ É escrita na 3ª ou na 4ª linha.
CLAVE DE DÓ É escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha.


Duas claves são usadas normalmente: A Clave de Sol e a Clave de Fá. A mais comum entre muitos instrumentos é a clave de sol, a mais conhecida, a que trabalharemos primeiro. 


CLAVE DE SOL


Primeiramente vamos começar falando da Clave de Sol. A linha da pauta em torno da qual começa o desenho do símbolo da clave (mostrada abaixo em vermelho) representa a nota Sol.  Qualquer nota colocada nesta linha torna-se um Sol.




Sabendo que a ordem da escala na clave de sol é DO - RE - MI - FA -  SOL -  LA-  SI -  DO. Podemos assim então dizer que a nota no espaço acima do Sol é o Lá, e a nota sobre a linha acima do Lá é o Si. E assim sucessivamente tanto para baixo quanto pra cima.


Como podemos ver o espaço para colocar as linhas acabaram, e agora?

LINHAS SUPLEMENTARES

As Linhas Suplementares vão resolver nosso problema.
Uma linha suplementar é uma pequena linha que amplia a pauta quando o espaço para notas acaba. Com a linha suplementar desenhada, podemos colocar um novo Lá.



CLAVE DE FÁ

Nosso próximo item é a Clave de Fá.

A linha da pauta entre os dois pontos da clave é a linha do Fá.

Esta clave é utilizada na escrita da mão esquerda dos instrumentos de teclado, instrumentos de registro grave, como o violoncelo, o contrabaixo, o fagote, o trombone e o eufônio em Dó bem como as vozes mais graves. Esta clave era utilizada também para o barítono, mas seu uso na música atual é raro.

Podemos agora preencher o resto da pauta com notas.


SISTEMA 11 LINHAS 

Agora, vamos falar do sistema de 11 linhas, uma pauta teórica também chamada de endecagrama. 


Observe o que acontece quando eliminamos a linha do meio - ficamos com duas pautas normais.


Ao adicionar uma Clave de Sol à pauta superior e uma Clave de Fá à pauta inferior, podemos ver a relação entre as duas pautas.

Observe como as duas claves são "unidas" pelo Dó (mostrado em vermelho).

Esse Dó é chamado de "Dó central", já que ele corresponde à linha do meio entre as pautas da Clave de Sol e da Clave de Fá.


Com a ajuda do sistema endecagrama fica mais fácil compreender a leitura de ambas as claves, até mesmo facilitar a leitura de notas mais graves, além do dó central separando ambas as claves, que também é de grande ajuda para quem está começando a ler partituras. Comumente é muito utilizada pelos pianistas.

domingo, 20 de abril de 2014

Definições de sons e música.

''Não morre aquele que deixou na terra a melodia de seu cântico na música de seus versos''.

Como já disse anteriormente o princípio da música é o som, ele é produzido por movimentos de corpos vibratórios, que transmitem essa vibração para o ar (Ondas sonoras) que chegam aos nossos ouvidos que as interpretam diferenciando suas propriedades como:

INTENSIDADE - É a propriedade do som ser fraco ou forte (dinâmica, volume).

ALTURA - É a propriedade do som ser grave, médio ou Agudo.
- Sons Graves (baixos, mais grossos)
- Sons Agudos (altos, mais finos)

TIMBRE - É a qualidade e característica particular que nos permite reconhecer sua origem.

Exemplo:  Podemos observar um cantor interpretando, cantando bem suave ou soltando a voz bem forte, isto é Intensidade. Cantando agudo (fino) como voz de mulher ou baixo (grosso), isto é Altura. Podemos identificar de quem é a voz pelas qualidades e características, isto é reconhecer o seu Timbre.


A Música é constituída por três elementos:

RITMO - Elemento primordial e mais primitivo, é a divisão ordenada do tempo, a pulsação, a batida da música. Exemplo de instrumentos de ritmo: Instrumentos de Percussão (bateria, pandeiro, tamborim, etc.)

MELODIA - É a sucessão de sons (uníssonos) em seqüência, repetindo ou variando tempo, altura e intensidade. Exemplo de instrumentos de melodia: Aqueles que tocam apenas uma nota por vez, como instrumentos de sopro (Saxofone, flauta, clarinete, oboé, etc.) e a própria voz humana.

HARMONIA - É o conjunto de sons combinados simultaneamente, formando acordes. A Harmonia é a ciência da combinação dos sons, um assunto profundo que abordaremos mais adiante. Exemplo de instrumentos de harmonia: Todos aqueles que podem soar sons simultâneos (Piano, Violão, Órgãos, Harpa, etc.)


Esta é apenas uma introdução com definições básicas e elementares para começarmos a ver cada assunto mais profundamente. Onde podemos dividir o estudo nas seguintes matérias:

NOTAÇÃO MUSICAL - Refere-se a parte gráfica, ou seja, a parte escrita da música, a qual dará base para anotarmos as outras partes.

RÍTMICA - Estudo da duração dos sons (divisão do tempo na música).

SOLFEJO - Estudado através da percepção do som, vocalizando as notas em sua altura e valor (tempo) de acordo com as indicações do compasso e do ritmo.

HARMONIA - Estudo das tonalidades, formação e encadeamento de acordes.


Assim definido, vamos começar a estudar pela notação musical, o qual distribuirei os conteúdos conforme sera informado no inicio da publicação a seguir. Espero que tudo dê certo, e até mais! :3

A decisão da retomada, voltando do zero!

''Era uma vez'', você pode fazer com que seja dessa vez!
Depois que adquirir meu novo clarinete pouco tempo apos o saxofone, comecei a me empenhar ainda mais no que estou fazendo, até porque meu amor pela musica é incondicional, sendo assim tenho que no mínimo ser boa no que faço.

Tenho cerca de oito anos de experiência como musicista de uma banda, dês dos sete anos de idade eu estou nesse ramo, sempre estudei as novas partituras, treinando horas, mas não estava saindo do lugar. Percebi que precisava melhorar muitas deficiências, foi quando resolvi voltar no tempo e reaprender tudo (tudo mesmo).

Estava certa de que o problema estava em algum ponto mal aprendido, até porque nunca tive grandes professor de musica por muito tempo, muitas coisas eu aprendi na ‘’marra’’, outras aprendi sozinha, não é atoa que levei muito tempo pra aprender coisas simples; sempre me senti intimidada perante os outros músicos pelo grande nível que eles tinham e eu não.

Eu precisava tomar uma atitude, decidir voltar a estudar do zero, nome das notas, tom e semitom, etc... Pensei bastante sobre tudo o que eu realmente sabia, tinha muitas coisas que estava passando ‘’batido’’.  Mas se pararmos pra pensar, saber é muito além de decorar, é possuir capacidade para; expressar habilidade de; é conseguir. Saber fazer os exercícios entendendo cada detalhe, e não é assim porque é, tem um motivo e é ele que você devi intender. Alcançar alguma coisa; fazer por merecer: soube aceitar os prêmios.

Pouco tempo depois, me dei conta de que não sabia tão bem assim coisas que achava que dominava. E as mais importantes delas vou apresentar aqui no blog, durante o percorrer do tempo, decidir que é mais viável reaprender agora, do que ir levando ‘’com a barriga’’ as dificuldades pra sempre, assim espero que  possa ajudar a vocês e a mim mesmo!

Voltaremos aqui dês do nome das notas, valores, tempos, também detalhes avançados que necessitam mais empenho e dedicação, dessa forma pretendo evoluir junto a vocês, e desenvolvermos, principalmente aprendemos juntos, aprender pra valer!

Espero que assim como pra mim, essa iniciativa possa ser útil á alguns de vocês, que as futuras publicações fiquem bem esclarecidas, para que mais uma vez não saiamos com dificuldades. Conto com todos vocês, dicas e sugestões sempre serão bem vindas, futuras vídeos aulas serão postadas, para que assim fique ainda mais simplificado. Até a próxima!

linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...